Rua Presidente Antônio Cândido, 152 - São Paulo-SP 11 3831-5736 11 3641-4819 11 3384-0045

Otimizando a manutenção de uma via de trânsito

Conheça - Otimizando a manutenção de uma via de trânsito

A modificação do meio físico natural na instalação de vias de transito é inevitável. As técnicas de afeiçoamento de relevo, corte de taludes, drenagem, proteção superficial e contenção são amplamente utilizadas na instalação das vias, porém, após a conclusão da obra, existe uma cultura de descaso com o emprego de programas de monitoramento periódico destas intervenções


Diversas rodovias no Estado de São Paulo tiveram a operação interrompida após desastres causados pela ação das condições geológicas, hidrológicas e climáticas sobre as intervenções antrópicas. Os efeitos inevitáveis destas condições naturais continuam atuando após o fim da fase de instalação e são res-ponsáveis pela progressiva perda de estabilidade do meio. Porém, os acidentes podem ser evitados através do emprego de programas de monitoramento periódico das intervenções dessas obras.

Otimizando a manutenção de uma via de trânsito

Os monitoramentos da erosão, degradação superficial dos taludes e movimentos de massa podem direcionar a manutenção e as obras de contenção de maneira a reduzir os custos e aumentar a eficiência destas atividades. O estudo não restringe o transito na via e é pouco custoso, por demandar uma equipe pequena de especialistas e não depender de onerosas investigações do substrato.

A Ambiens Soluções Ambientais recomenda fortemente o investimento no monitoramento do meio físico como uma maneira de evitar imprevistos, aumentar a eficiência e contribuir com cultura da prevenção ante à remediação.

Quer saber mais? Entre em contato.


Solicite um orçamento